QUEM SOMOS

A ATC é uma associação civil de direito privado com fins não econômicos, de caráter educacional e de pesquisa científica, está em conformidade com os termos do Artigo 53 do Código Civil e é regida pelo Estatuto de 6 de outubro de 2012.

Somos uma associação estadual de profissionais e estudantes que se dedicam ao estudo e a prática das diferentes abordagens das terapias cognitivas no estado de Alagoas.

NOSSA HISTÓRIA

ATC Alagoas - Associação de Terapias Cognitivas de Alagoas

No final do século XX, as teorias cognitivas chegaram ao Brasil através de Psicólogos e Psiquiatras pesquisadores que, em 1997, fundaram a Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (SBTC), em Gramado (RS). A partir daí vários grupos nacionais começaram a organizar-se para o estudo e a aplicação da abordagem cognitivo-comportamental em todo o Brasil.

Em Alagoas, especificamente, a abordagem cognitivo-comportamental começou a ser difundida em 2004 através do Núcleo Alagoano de Psicoterapias Cognitivas (NAPC) criado pelas psicólogas Márcia Prado, Cilene Gameleira e Christiane Peixoto em 2004, em Maceió com a finalidade de desenvolver atividades de ensino e pesquisa, capacitar profissionais de saúde no âmbito das terapias cognitivas, promover eventos de cunho científico e proporcionar assistência psicológica eficaz a portadores de transtornos psicológicos. Para dar continuidade ao desenvolvimento das terapias cognitivas em Alagoas, foi fundada em Maceió e em 2007, a Associação de Terapias Cognitivas de Alagoas (ATC-AL), tendo sido a Psicóloga Márcia Prado sua primeira Presidente. A ATC-AL tem ratificado seu objetivo de articular meios de divulgação, educação e pesquisa científica no estado. A referida entidade conta com uma diretoria itinerante, eleita a cada três anos. 

ASSOCIAÇÃO DE TERAPIAS COGNITIVAS DE ALAGOAS

© Copyright 2014 - 2019   I   ATC Alagoas   I   Todos os direitos reservados

Siga-nos